“Santa caretice, Batman!”

Durante a aula sobre jornalismo internacional, ao dissertar sobre maneiras de “transpor o global para o local”, a professora de Jornalismo Especializado relembra um fato ocorrido em 2004, em Londres, quando um ativista político vestido de Batman invadiu o Palácio de Buckingham. Primeiro, o fato, e no dia seguinte, todos os jornais dedicaram ao menos algum espaço em suas páginas para ele. Poderia ter terminado por aí e ninguém teria do que reclamar, certo? Mas aí é que entra o (ótimo) exemplo de transposição, quando, 2 dias depois da invasão, o jornal O Dia publica uma matéria feita no Rio de Janeiro, cobrindo as tentativas de um repórter, também vestido de homem-morcego, de tentar entrar nos palácios cariocas (infelizmente, não encontrei fotos ou links para essa matéria na internet).

IMERSÃO, meu caro! Imersão! Simplesmente genial!

John Sack bateria palmas, Hunter abriria um sorriso do lado oposto à sua piteira, Arthur Veríssimo deve ter achado “muito doido”. Pois é de se surpreender que, em uma turma de seus 20 alunos, apenas um (creio eu que não há necessidade de dizer quem foi esse “um”, não é mesmo?) tenha visto com bons olhos essa reportagem, enquanto os demais, concordaram com o porta voz com cara de desdém e sotaque carioquês desleixado, achando tudo muito “ritdículu” e “dixnecessáriu”.

Em pensar que essa turma careta que ignora a imersão e que ainda deve acreditar no inocente discurso de “imparcilidade”, representa 99% dos profissionais de comunicação que estarão no mercado nos próximos anos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: