toques de jornalismo literário na RSB#01

Parceiros no Crime. Era esse o tipo de matéria que eu esperava encontrar quando escolhi a Rolling Stone Brasil como um dos objetos de estudo do meu projeto de pesquisa.

O jornalista Claudio Tognolli, por conta da reportagem, já está recebendo elogios em seu scrapbook no orkut (inclusive deste que vos escreve). “Jornalista e professor, autor de O Século do Crime (Ed. Boitempo) e O Mundo Pós-Moderno (Ed. Scipione), entre outros”, e eu admito: não o conhecia.

Preciso conhecer a partir de agora.
*****

As 5 páginas dedicadas à entrevista feita por Tognolli com “Doutor Anel” – pseudônimo utilizado por um advogado do PCC para a reportagem – fazem por onde ter o tamanho que têm: polêmico conteúdo informativo, bem tratado, com ótimos toques de jornalismo literário. É impossível não vibrar, por exemplo, com as partes em que Tognolli descreve como “Anel” lida com o cigarro, ou no trecho “Anel falaria o mesmo se estivesse defendendo um papa (…). Seus olhos são glaciais. Talvez não saiba odiar. E talvez não saiba amar.”.

Não tanto pelo conteúdo (afinal, querendo ou não acreditar, todos nós sabemos que, há tempos, “polícia” e “bandido” passaram a ser palavras fáceis de serem confundidas), mas sim por sua forma e fino trato, Parceiros no Crime é um daqueles textos que merece ser lido, relido, copiado e arquivado para ser lido novamente quando o blablablá dos supostos textos objetivos lhe cansarem novamente os olhos.

Uma resposta to “toques de jornalismo literário na RSB#01”

  1. Lino Resende Says:

    Não li, ainda, a Rolling Stone, mas vendo o seu post me deu mais vontade de lê-la.
    Vou hoje mesmo procurá-la na banca mais próxima e ler o texto que comentou.
    A revista tem uma bela tradição lá fora. E se aqui fizer o mesmo caminho, vamos ter uma excelente publicação, uma coisa, aliás, que estamos precisando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: