Haja fio de grama!

Não tenho certeza, mas acho que a primeira vez que li qualquer coisa sobre o Wilco – já não sei mais quanto tempo tem isso – foi fuçando o Spectorama, antigo blog do Takeda. Por alguma razão, a definição “alternative country” não me agradava, então demorei um bom tempo até baixar alguma coisa.

Sabe quando você ouve um disco e com o último acorde deixando de soar, fica a impressão de que tudo o que você já havia ouvido até então não era lá tão bom assim? Você precisava conhecer essa banda. Você precisava ouvir aquele disco, aqueles discos, aquela discografia, aquela banda em que o guitarrista e vocalista tocou há mais de dez anos, aquele outro projeto, aquela participação, aquela…

Acho que apenas dois nomes mexeram comigo dessa forma: Jeff Buckley (lá pelo já distante ano 2000, 3 anos depois dele ter ido beber da água do Rio Mississipi) e Jeff “Wilco” Tweedy. Em ambos os casos, gastei horas e mais horas lendo, assistindo e baixando tudo o que encontrava sobre eles na internet (o problema é que, ao contrário de Jeff Buckley, que esteve oficialmente em atividade apenas entre 1994 e 1997, Tweedy está por aí desde os fins dos anos 80, e gravando discos atrás de discos, com uma infinidade de bandas). Enquanto Buckley me fez ter interesse por muitos singers-songwriters (de Dylan e Van Morrison até Emmett Tinley e John Mayer), além de muitas bandas assumidamente ou não influenciadas por ele, o Wilco de Jeff Tweedy me fez antenar os ouvidos para bandas relacionadas com o tal já citado alternative country – renovação de um som tipicamente americano, que, independente do meu preconceito inicial, acabou entrando para minha galeria de interesses.

Dependendo do tempo que você me conhece, nada aqui é novidade. Mesmo aqui no Canção Pobre, já falei algo sobre isso outras vezes. Então qual a razão desse post? Para falar a verdade, nenhuma em especial. Pelo menos, nenhuma que não seja passar para vocês três links que me fizeram abrir um largo sorriso quando os encontrei:

1º – The Jayhawks – discografia;
2º – Son Volt – discografia (banda de Jay Farrar, ex-companheiro de Tweedy no Uncle Tupelo);
3º – Whiskeytown – discografia (banda do qual Ryan Adams fez parte).
**********

Quanto ao título do post, trata-se de uma referência a um texto publicado no Gordurama, sobre o disco Make Me Armored, do excelente The Scourge Of The Sea, disponível para download lá no blog do Luiz Young.

5 Respostas to “Haja fio de grama!”

  1. Fred Says:

    Wilco é uma das melhores bandas que eu já ouvi… Na época que conheci fui baixando CD por CD e gostando… Meu top seria esse: Kicking Television, A Ghost Is Born, YHF, Summerteeth, AM, Being There.
    Tô ansioso pelo novo deles, que deve ser lançado no próximo ano… segundo uma entrevista que li.
    Ahhh, Loose Fur lançou, pra mim, um dos melhores CDs desse ano… E claro, né, Jeff Tweedy no meio… nem decepciona mesmo.
    Jeff Buckley conheço pouco…

  2. panoptico Says:

    rapaz, uma pergunta ‘off topic’: como vc conseguiu colocar a paradinha do last.fm na coluna esquerda? tentei de varias formas e nada.

  3. Jorge Wagner Says:

    grande, acrescente uma barra de texto aí na lateral, e, logado no seu last.fm, vá em http://www.last.fm/tools/charts/?data=artists
    lá vc escolhe que tipo de “paradinha do last.fm” vc quer.
    é só colar na barra de texto e salvar a mudança.

    é mais fácil do que parece.
    abs

  4. panoptico Says:

    Ótimo. Não tinha tentado ‘texto’. Valeu mesmo!

    …sensacional esse link para discografia do Jay Hawks

    esse ano nao sei pq ouvi mto a discografia do Meat Puppets que era country-alternativo-rock inicialmente

  5. Jorge Wagner Says:

    pega a do Son Volt também, rapaz!
    acabei descobrindo que Jay Farrar não é nem um pouco menos genial que Jeff Tweedy!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: