Os amigos de Damien Jurado

Sabe o Damien Jurado? Aquele gordinho emburrado de Seattle, beeem menos conhecido do que deveria, influenciado por gente como Bob Dylan, Nick Drake, Lou Reed e outros, dono de pelo menos uma dúzia de grandes álbuns. Aquele cara que teve uma banda chamada Coolidge lá no começo dos anos 90 ao lado de um sujeito chamado David Bazan (já perdi a conta de quantas vezes o nome desse cara já apareceu aqui no blog…), que anos mais tarde gravaria sobre a alcunha de Pedro The Lion.

Pois Jurado tem amigos talentosos. Bem talentosos. E que gravam álbuns de audição bem mais fácil do que ele próprio (e nesse caso não estou falando de David Bazan).
****

Numa dessas buscas por canções raras que só uma tarde chuvosa é capaz de proporcionar, me deparei com uma gravação ao vivo para a música First In Line, de um sujeito chamado Thomas Denver Jonsson, com a participação de Damien e de Rosie Thomas (mais sobre ela daqui a pouco). Perfeita o suficiente para me fazer procurar pelos álbuns do sujeito no slsk, além de procurar informações sobre ele, que até onde me lembro, jamais havia ouvido falar.
Sueco, nascido em 1979, Jonsson gravou Hope To Her, seu primeiro álbum, em 2003. Depois lançou o EP First In Line, no ano seguinte, e os álbuns Barely Touching It e The Lake Acts Like An Ocean (algumas canções desse álbum podem ser ouvidas no myspace do sujeito), respectivamente em 2005 e 2007.

Apesar de sua voz lembrar bastante a do amigo norte-americano da terra do grunge, Jonsson é mais afeito às gaitas e slide guitars, o que, de uma maneira geral, o deixa mais próximo de nomes como Jay Farrar e Neil Young do que de Nick Drake (influência maior de Damien Jurado no álbum And Now That I’m In Your Shadow, lançado no ano passado) por exemplo.
Até onde pude ver, não é muito fácil achar links para seus discos. Mas nada que um pouco de paciência com programas como slsk e emule não resolvam. E além do mais, dá para ter uma pequena prova e baixar algumas faixas direto do site do cara.
****

O nome de Rosie Thomas é (ou pelo menos deveria ser) conhecido por aqueles que apreciam o trabalho do gordinho emburrado, graças aos duetos ao vivo e vocais adicionais em diversas faixas e mesmo o vocal principal como o da bela Parking Lot, do álbum Ghost of David, de 2000 (apesar de ter sido essa última a responsável pelo contrato da moça com a Subpop, vale lembrar que Rosie teve um passado “pré-Damien” com a banda Velour 100 durante os anos 90).
Seus álbuns (When We Were Small, de 2002, Only With Laughter Can You, de 2003, If Songs Could Be Held, de 2005, e These Friends of Mine, de 2007 – com direito à cover de The One I Love, do REM, com participação de Sufjan Stevens) não são menos do que extremamente belos. Coisa fina, fácil de ouvir, daquelas que você dá o play, ouve do começo ao fim e põe pra repetir… algumas vezes (clique aqui e tenha uma prova).
****

Então faz assim. Aproveita o feriado (hoje vai chover mesmo…) e corra atrás desses dois nomes: Thomas Denver Jonsson e Rosie Thomas. Ou três, caso você não conheça Damien Jurado. Ou quatro, caso não conheça Pedro The Lion. Ou cinco, caso não conheça Sufjan Stevens. Ou seis…

Anúncios

2 Respostas to “Os amigos de Damien Jurado”

  1. Thiago Alves Says:

    Cara, eu conheci essa mulher essa semana e por coincidência entro aqui e vejo vc falando dela…hehehe a voz é muito boa!

    Abração!

  2. Jorge Wagner Says:

    ah, legal, cara! até pouco tempo eu só a conhecia pelos duetos com o Damien, mas os discos são bem bons! =]
    curiosas são as faixas nas quais ela fala algo… voz de criancinha! rs
    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: